Enologia

Enologia

José Alfredo Pinto Gaspar

Curriculum Vitae

Licenciado em Engenharia agronómica, pelo Instituto superior de Agronomia ( ISA ) em lisboa, no ano de 1974.

A actividade profissional, até 1987, subdividiu-se entre o desempenho de funções docentes no ISA e a actividade técnica e de gestão em empresas privadas.
Como docente da cadeira de Viticultura e Ampelografia no ISA, iniciou a actividade em 1972, ainda sendo aluno dessa escola, como monitor da referida Cadeira.
Em 1976 foi convidado a integrar o Corpo docente do ISA, ocupando o lugar de Assistente e Regente da cadeira acima referida. Nessas funções efectou o Mestrado e iniciou a tese de Doutoramento como bolseiro do INIC.
Abandonou o ensino universitário em 1987 para se dedicar em pleno á actividade privada.
Em 1974, logo após ter terminado a licenciatura, iniciou funções na actividade privada, em simultaneidade com o ensino no ISA, como técnico e gestor das Caves da Raposeira em Lamego.
Em 1981 essa firma foi adquirida pela multinacional Seagram, na altura a maior a nível mundial e nacional, assumindo então toda a responsabilidade da gestão da empresa, funções que manteve até 1986.
Dentro do mesmo grupo económico, foi nesse mesmo ano convidado para Director de Produçãoda Sandeman e em 1987, data em que abandona o Ensino Universitário, foi convidado para Administrador de toda a área de produção do Grupo em Portugal, integrando a Macieira e o Seagram Cork Department, funções que manteve até 1990.
Nesse mesmo ano fundou a sua própria empresa de consultoria e assistência técnica, onde são de referir as seguintes funções:

-Adega Cooperativa do Cadaval , como responsável pela Enologia, funções que ainda ocupa na presente data.
-Director Geral das Caves Velhas e Adegas Camilo Alves entre 1991 e 1995
-Director Geral das Caves Dom Teodósio entre 1996 e 2007.
-Iniciou em 1996 o seu próprio projecto vitivinícola, através da aquisição da Quinta da Barreira, de origem familiar, projecto esse ainda em curso, quase que exclusivamente vocacionado para a exportação.
-Presidente da CVR Tejo entre 2007 e 2014.
- Diversificação da actividade para a produção de Gelados artesanais, através da aquisição em 2015, de participação da Artisani, em Lisboa.
Como nota de referencia, pela mais longa colaboração profissional da sua carreira, com a Adega Cooperativa do Cadaval, onde já exerce funções de responsável técnico há mais de 25 anos.
José Gaspar
Novembro 2016